Ordenança para Congregar e prestar Culto Racional

Comentário à lição 3 da Revista Betel Dominical, por Robson Duarte

Tópico 1

A razão de congregar é dar continuidade à obra de Cristo entre as pessoas, porque só lidando mesmo com pessoas imperfeitas que podemos enxergar as nossas imperfeições, cumprindo assim a lei de Cristo (Gl 6:2), para que o Emanuel se manifeste em nosso meio em Amor (1 João 4:9). Ao se congregar numa reunião onde se fala de Deus, precisam ter comunhão entre as partes e entender que entre elas devem existir unidade, pois somos o corpo de Cristo, e isto o será para o crescimento da Igreja como um todo (Ef 2:21), e quando nós reunimos precisamos sempre ter algo que edifica outrem (1 Cor 14:26).

A igreja como um todo, precisa em conjunto cumprir a missão que Cristo deixou a ela em quatro quesitos, 1evangelismo, 2 Adorar a Deus, 3* mordomia cristã, 4* fazer discípulo, pois a igreja é uma agência do bem (1 Tm 3:15). Congregar só traz benefícios entre nós seres humanos, não só alcançar as bênçãos de Deus pela Unidade (Sl 133) Como também alcançar a proteção divina (Sl 91:1) por isso que Davi disse: Alegrei-me quando disseram que vamos a casa do Senhor (Sl 122:1).

  • Como conduzr uma reunião produtiva

    Neste infográfico, aprenda 4 dicas essenciais para reuniões produtivas. Desde a preparação até a condução eficiente, estas orientações aprimorarão a dinâmica das suas reuniões.

  • A importância da família para sociedade

    Comentário à Lição 5 Ebd 1 tri 2024 Tópico 1 A família tem a autonomia de influenciar uma sociedade para o bem ou para o mal, no que tange passar ou omitir os valores de Deus, mas a responsabilidade dos filhos de Deus é brilhar a Glória de Deus, diante de uma geração corrompida e……

  • Um Dilema Sereno: Entre as Ondas da Praia e as Alturas da Montanha

    No mais recente post do blog, exploramos a fascinante intersecção entre os campos secular e religioso. O autor, cuja paixão abrange história e espiritualidade, compartilha insights reveladores sobre as complexidades dessa jornada multifacetada.

Tópico 2

Quando alguém abandona a congregação como é costume de alguns (Hb 10:25), embora é por uma infinidade de fatores, mas a sensação maior deste fato é o descontentamento para congregar, digo que nosso ponto de apoio precisa ser Deus como centro de Adoração, e não se apoiar nas pessoas e nem em nós mesmos, pois estar na casa do Senhor, é muito melhor de estar do que em outro lugar (Sl 84:10). Corremos um grande perigo de não estar congregando, pois a igreja é um quartel general, e servimos o Senhor dos exércitos, e em consequência disto, então somos soldados de Cristo para exercer a milícia da fé com diligência (2 Tm 2:3,4,5).

Sem a qual seremos facilmente levados a qualquer vento de doutrina (Ef 4:14,15) correndo risco de afastar da congregação, sendo que é um lugar de adquirir forças para destruir as fortalezas (2 Cor 10: 3,4,5).

Tópico 3

Culto que nos mantém congregados é aquele que é tipificado como culto Racional (Rm 12: 1,2), ou seja, Um culto de uma consciência pura e com entendimento, para que o culto não seja exercido na meninice (1 Cor 14:20). Estamos impressionando as pessoas no culto com inovações e não renovações, isto traz resultados insatisfatórios, pois não precisamos agradar a pessoas e sim agradar a Deus, se assim não o fizermos ficaremos decepcionados. Porque a Glória é para Deus, e Ele é o mesmo sempre (HB 13:8 ; Rm 11:36).

A finalidade maior de se congregar é: expressar a liberdade na sua coletividade a verdadeira adoração a Deus, mas se tivermos em divisão com alguém, estaremos em falta para com Deus, sendo que nós é que somos as ofertas vivas, e se não houver reconciliação entre os irmãos (Mt 5:23,24) nossas ofertas não serão recebida, mas fazendo o certo o acesso a Deus será livre para adorar a Deus, e Deus nos tratará como um verdadeiro Adorador/a, pois estes o Pai está a procurar (João 4:23).

Bom estudo!

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Descubra mais sobre Júlio César Medeiros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo