O Verdadeiro Discípulo e sua saúde emocional

Lição 14 Ebd Betel 4 tri 2023

Tópico 1

Neste mundo conturbado de valores destorcidos, precisamos realmente viver a paz de Deus, para que as nossas vidas estejam guardadas (Fp 4:7), acima de qualquer e superior entendimento, para que tenhamos uma saúde emocional equilibrada, diante deste mundo com inúmeros conflitos e aflições (João 16:33). Deus sabe que somos limitados, e por isso Ele não dá aquilo que é além das nossas forças suportar, muitas das vezes o desequilíbrio vem pela força humana, mas se apoiarmos na força de Deus, sempre teremos o escape. (1Cor 10:13 ; 2Cor 12:10). Síndrome Burnout, ou exaustão emocional, sofreu o profeta Elias após ser sentenciado a morte por Jezabel, (1 Rs 19: 2,3,4), este profeta quando ouviu a voz mansa e delicada, recobrou não só a sua força (1 Rs 19:13) como também entendeu que Deus é quem é o dono da vida (1Rs 19:18), e que seu caminho ainda era muito longo, onde ungiu após este conflito emocional dois reis e um profeta.

 Estude agora em EAD

100% online / certificado / Preço acessível

Umas das causas de exaustão Emocional, é querer fazer tudo sozinho na obra de Deus, é impossível fazê-la sozinho, por isso que Moisés ouviu o seu sogro Jetro (Ex 18:24,25,26), e sentiu mais aliviado. Por isso que precisamos aprender com Cristo, para encontrar descanso para as nossas almas (Mt 11:28,29). Aprender a remir o tempo dentro do tempo estabelecido, que é estar na presença de Deus, não digo dentro da Igreja somente, mas também fora dela em Espírito, teremos a nossa alma refrigerada (Sl 23:3).

Tópico 2

É importante que seus líderes orem para seus auxiliares na obra de Deus, pois João o fez para seu companheiro Gaio (3João 1:2), pois João sabia que era necessário isto, pois sem a qual não seria possível realizar a obra de Deus, e que poderia mais tarde prejudicá-lo emocionalmente. Ninguém está imunizado de não ter a Depressão, todos nós somos limitados (Sl 103:14), e ainda mais ser sobrecarregados de coisas que muitas das vezes a solução não é imediata, por isso que precisamos entregar os nossos caminhos ao Senhor e descansar Nele (Sl 37: 4,5,6,7).

Ter depressão mesmo sendo espiritual, não quer dizer que não tem fé, o que precisa ser feito é comunicar e pedir ajuda, pois isto ajuda muito na recuperação do mesmo, e esta comunicação é bíblica (Rm 12;13,14,15), não é feio expor algo, feio e desastroso é se isolar e morrer na inércia.

VENHA ESTUDAR CONOSCO!

TOTALMENTE ONLINE

CERTIFICADO E CREDENCIAL

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE

Tópico 3

Quem não é ansioso? Todos nós somos, se não o sermos não estamos vivos (Mt 6:31,32,33), mas precisamos lançar ela à Deus quando esta estiver nos prejudicando, pois estaremos nos cuidados do Senhor (1 Pd 5:7). Quando se tem um Deus como a ancora da nossa alma viveremos seguro (Hb 6:18,19,20), e vivendo seguro Nele será lançado longe de nós a ansiedade (Sl 43:5). Pois não saber o futuro nos faz ser inquietos, e inseguros (Mt 6:34). Mas quando temos um Deus que nenhum de seus planos serão impedidos (Jó 42:2) e que passará o céu e a terra, mas as suas palavras não hão de passar (Mt 24:35), tornará assim o nosso fardo mais leve (Mt 11:30).

Para vivermos uma saúde emocional é preciso ser totalmente dependente de Deus, é o que disse o apóstolo Paulo ao atravessar tudo que Ele atravessou para pregar o evangelho (2Cor 11:23,24,25,26,27) dizendo: não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim (GL 2:20).

Bom Estudo!

Autor: Robson Duarte

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Descubra mais sobre Júlio César Medeiros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo