Ordenança para uma vida de vigilância e oração

Comentário à Lição 5 Ebd 2 tri 2024

Por: Robson Leite Duarte

Tópico 1

Bom de antemão quero dizer que precisamos orar sem cessar (1Tess 5:17), veículo comunicador este que nos faz se aproximar de Deus (Mt 6:6). Quero falar sobre (Mc 13:33) que diz (olhai, vigiai e orai), de forma resumida e num conceito Espiritual, vamos lá; Olhai, é observar que tem momentos da nossa vida que precisamos orar, e muitas das vezes relutamos para não fazer; Vigiai, é ficar atento em discernimento de que ao orar, precisamos utilizar as ferramentas necessárias que nos estimule a orar mais ainda; Orar é expor a nossas queixas em comunhão com Deus, tendo a certeza que Ele nos ouvirá (Mt 7:7). Na vigilância precisamos entender que: quem mais nós alimentarmos (Ou a carne ou o espírito) é estes que nos fará saber se a oração vai ser eficaz ou não em nossas vidas, pois uma poderá nos levar a reclamar (Carne) e o outro nos fará Clamar mais ainda (Espírito).

E sem contato com Deus seremos uma presa fácil do inimigo, pois ele está rugindo como leão, procurando uma brecha para que possa tragar (1 Pd 5:8). Sendo que aquele que é justificado pela fé (Justo), a sua oração será poderosa e eficaz (Tg 5:16/c). A importância da vigilância se é necessário devido a volta de Jesus, por não ter um momento exato dela (Mt 25:13) e em contrapartida nos instigaria a orar mais ainda, para não perder o foco da Eternidade com Cristo. (Olhai, Vigiai, Orai).

LIÇÃO 5 ORDENANÇA para uma vida de VIGILANCIA E ORAÇÃO betel dominical 2 trimestre 2024

Tópico 2

A oração modelo deixada por Cristo em (Mt 6: 9 ao 13), que é a oração do Pai Nosso, não é para ser repetida varias vezes, e achar que Deus ouvirá, e sim encontrar nela a maneira correta de se aproximar de Deus, e colocar em prática recorrente em seu dia a dia, Ex. Como você quer ser ouvido se você não perdoa os seus devedores (Vers. 12). Digo: Se o casal dormir com raiva um do outro as suas orações não serão ouvidas (1 Pd 3:7), até mesmo ao ofertar levando-a no altar de Deus, se tiveres alguma coisa contra seu irmão, ela não será recebida (Mt 5:23,24).

PROFESSORES DE ESCOLA DOMINICAL

NIVEL I

O curso abordará dicas e estratégias para dinamizar as aulas da Escola Bíblica Dominical trazendo conhecimento aos professores no inter-relacionamento social e espiritual para melhor aplicação do conteúdo.

É bom frequentarmos trabalho de oração na congregação, mas o melhor mesmo é termos o nosso devocional com Deus, em particular e que ninguém precisa saber, só você e Deus, pois vai ter momento que muitos que poderiam buscá-lo e não mais o encontrarão (Is 55:6).Nossas orações precisam ser especificas e coerente a Vontade de Deus (Col 1: 9,10), se é para adorar que tenha conteúdo nela para adorar, se é para curar que seja para curar, se é para consagrar que seja para consagrar, Etc…

Tópico 3

Falar sobre local de se orar ou posicionamento, a Bíblia nos instiga somente a orar sempre e nunca desfalecer (Lc 18:1) e sobre estes tais assuntos não existe uma regra, o que não devemos fazer é orar para ser visto pelos homens (Mt 6:5), e sim ser visto por Deus, e tendo um coração simples e sincero, para estes Deus sarará a sua terra (2 Cr 7:14). Devemos orar sempre e em todo tempo (Ef 6:18), porquanto os dias são maus e trabalhosos (Ef 5:15,16.17).

 Estude agora em EAD

100% online / certificado / Preço acessível

Sobre ter ou não ter a oração respondida cabe a Deus o porquê, mas a ordenança é orar sempre com sabedoria e vigilância, pois ao clamar incessantemente a Ele as respostas que vierem nos surpreenderá (Jr 33:3), porque o propósito da oração também é glorificar o vosso Pai que está no Céu em Cristo (João 17:20,21,26).

Bom Estudo!

Em um mundo onde somos constantemente bombardeados por informações e entretenimento, é fácil nos esquecermos da importância do crescimento pessoal. Como Jonh C. Maxwell destaca em seu texto reflexivo, ” 3 coisas que você deve fazer para encorajar outras pessoas a crescerem,” (tradução livre do inglês), todos nós já experimentamos momentos que nos impactaram profundamente, seja através de uma nova experiência culinária, uma descoberta literária ou até mesmo um encontro casual que nos fez refletir sobre nós mesmos. No entanto, enquanto é fácil compartilhar essas descobertas tangíveis, encorajar o crescimento pessoal em outros e em nós mesmos pode ser uma jornada desafiadora.

Maxwell nos oferece três dicas valiosas para inspirar e apoiar o crescimento pessoal em outros, começando com a importância fundamental de sermos rápidos em ouvir. Em um mundo onde todos desejam ser ouvidos, demonstrar genuíno interesse pelo que os outros têm a dizer comunica valor e respeito. A habilidade de ouvir ativamente não apenas fortalece os relacionamentos, mas também cria um espaço onde o crescimento pode florescer organicamente, pois as pessoas se sentem verdadeiramente ouvidas e compreendidas.

Outra dica poderosa que Maxwell compartilha é a importância de sermos rápidos para rir. O riso tem um poder incrível de criar conexões humanas genuínas e aliviar o estresse que muitas vezes acompanha o processo de crescimento pessoal. Ao encontrar alegria nos momentos desafiadores e compartilhar risos com os outros, podemos criar um ambiente positivo que nutre o crescimento e a resiliência.

Por último, Maxwell nos lembra da importância de sermos rápidos em encorajar os outros. Muitas vezes, podemos reconhecer as qualidades positivas em outras pessoas que elas mesmas não conseguem ver. Ao oferecer encorajamento sincero e apontar os pontos fortes dos outros, podemos desempenhar um papel significativo em capacitá-los a alcançar seu pleno potencial.

Como alguém comprometido com o crescimento pessoal, incorporo essas dicas em minha própria jornada. Procuro ser um ouvinte atento, pronto para oferecer suporte e orientação quando necessário. Além disso, encontro alegria em compartilhar risadas e momentos de positividade com aqueles ao meu redor, criando um ambiente propício para o crescimento mútuo.

Posto isto, encorajo você, meu leitor, a também incorporar essas dicas em sua vida, cultivando relacionamentos autênticos e criando um ambiente onde todos possam florescer e alcançar seu

verdadeiro potencial.

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE

Avaliação: 1 de 5.

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Descubra mais sobre Júlio César Medeiros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo