Jesus Cristo é Maior que Melquisedeque

Hebreus 7:1-28

Em Hb. 7.2 O escritor de Hebreus usa esta história de Gen_14:18-20 para mostrar que Cristo é até maior que Abraão, pai da nação judia, e Levi (descendente do Abraão). portanto, o sacerdócio judeu (formado pela descendência do Levi) foi inferior ao sacerdócio do Melquisedeque (um tipo do sacerdócio de Cristo).

Em Hb. 7.3-10 Melquisedeque era um sacerdote do Deus Muito alto (ler Gen_14:18 assim como Gênese 16). Diz-se dele que seria um sacerdote para sempre (Sl, 110:4), porque não há registro de que seu sacerdócio tenha tido princípio nem fim. Foi um sacerdote de Deus em Salem (Jerusalém) muito antes de que começasse a nação do Israel e o sistema levítico.

Em Hb. 7.7 “O menor é bento pelo major” significa que uma pessoa que tem o poder para abençoar é sempre maior que a pessoa que recebe a bênção.

sabemos que Melquisedeque foi Rei de SALÉM e sacerdote do Deus Altíssimo. Abençoou a Abraão e recebeu dele o dízimo (Gn 14.18-20). Melquisedeque é um TIPO de Cristo, o Rei-sacerdote (Sl 110.4; Hb 5.6,10; 6.20; 7.1-28).

Já em Hb. 7.11-17 A função do Jesus cristo como Supremo Sacerdote foi superior ao que teve qualquer sacerdote de Levi, porque o Messias foi um sacerdote maior (Sl.110:4). Se os sacerdotes judeus e suas leis tivessem sido capazes de salvar às pessoas, por que Deus precisou mandar a Cristo como sacerdote, que não veio da tribo do Levi (tribo de sacerdotes), mas sim da tribo do Judá? Os sacrifícios de animais tinham que repetir-se e ofereciam só um perdão temporário; mas o sacrifício de Cristo foi oferecido uma só vez e dá perdão total e permanente. Sob o novo pacto, o sacerdócio levítico foi anulado em favor da função de Cristo como Supremo Sacerdote.

Como Cristo é nosso Supremo Sacerdote, devemos lhe prestar adoração. Nenhum pastor, professor nem amigo cristão pode substituir a obra de Cristo e sua função em nossa salvação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s